Perseídeas: vai chover pedras


Bom quem usa o Google viu que eles estão fazendo uma homenagem à famosa chuva de meteoros perseídeas, que tem usa máxima hoje (12/08/09). A estimativa é de 80, isso mesmo, OITENTA meteoros por hora.

Para quem nunca viu uma chuva de meteoros, é um evento magnífico, imagine ficar olhando para o céu e ver VARIAS estrelas cadentes, algumas verdes, algumas azuis, pois é, É LINDO!

Eu, como bom nerd que sou, estou disposto a ajudar a galera que interessada a observar este fenômeno.

As perguntas básicas:

- Para onde devo olhar?
Para o norte, na constelação de Peseus!

- Qual horário vai acontecer?
Depende em que região do Brasil você mora, no interior de Sampa, Perseus nasce às 2h00 da madrugada mais ou menos, mas estará a uma altitude boa lá para às 2h40/3h, bem abaixo da lua, mas nada impede de você conseguir ver a chuva em outros horários mais ou menos nessa região, mas isso vai depender de sorte, muita sorte. rs

- Mas como vou saber qual é a constelação de Perseus?
Aconselho que aqueles que sabem muito pouco de astronomia clique aqui e baixe gratuitamente o Stellarium que é um simulador do céu, no programa aperte F6 e escolha sua cidade (ou uma cidade próxima), acerte a hora, mova a tela para o norte (N) arrastando o mouse, aperte a tecla C do teclado e depois a V, e o programa irá mostrar as constelações e seus nomes, então procure Perseus, se não achar você pode adiantar o tempo com a tecla L. Pronto, ai é só ver o horário em que Perseus nasce e poderá olhar para lá (use a lua de referência).

- Então se eu olhar para o céu por 1h verei 80 meteoros?
Não, isso é uma estimativa, você pode ver vários meteoros assim que olhar para o céu, ou pode ter que esperar bons minutos para ver o primeiro, como é um evento aleatório é difícil ser preciso.

Então, madrugadores, pessoas que sofrem de insônia, molecada que não tem que acordar cedo no outro dia, nerds espinhentos: vocês já sabem para onde olhar para ver as lindas “estrelas cadentes”. E se por um acaso cair um meteorito perto de vocês, me mandem pelo correio!

Apesar de a máxima ser hoje, creio que até domingo você tem grandes chances de ver a chuva seguindo estas dicas.

Alguma duvida? Deixe um comentário que eu respondo!