Há 4 séculos atrás...


Hoje se comemoram os 400 anos que Galileu Galilei apresentou pela primeira vez seu primeiro telescópio em Veneza, ele mal podia imaginar o impacto disso na humanidade.

Primeiramente vamos dar crédito a quem merece: Hans Lipperhey, que foi o fabricante de óculos sueco que patenteou o primeiro modelo de telescópio, mas seu telescópio tinha um objetivo muito diferente do de Galileu, ele era usado como brinquedo (muito popular diga-se de passagem), sem muita qualidade óptica, serviam apenas para observações terrestres.

Mas foi quando esse brinquedo caiu nas mãos de Galileu que ele teve a brilhante ideia de aperfeiçoa-lo para servir para propósitos científicos. Com um telescópio bem rudimentar Galileu já consegiu observar o universo com mais detalhes, ele viu as luas de Júpiter, as monatnhas lunares, conseguiu ver que a Via Láctea era feita de muitas estrelas, contrariando o pensamento da época, entre outras coisas.

E aquela simplória luneta foi o ponta pé inicial para a exploração do universo e com isto todo avanço tecnológico e científico que veio de carona. Devemos agradecer boa parte de nossa tecnologia atual e várias comodidades que temos hoje, como nossos telefones celulares, por exemplo àquele pequeno telescópio de Galileu.

E para celebrar os 4 séculos das primeiras observações astronômicas de Galileu (e da publicação de “Astronomia nova” por Johannes Kepler), 2009 foi instituído pela ONU e UNESCO o Ano Internacional da Astronomia, e por todo mundo tem se realizado vários eventos em comemoração.

Para finalizar, aproveitando o IYA2009 (International Year of Astronomy 2009) várias empresas estão investindo em equipamentos mais acessíveis ao público em geral que é curioso sobre o assunto mas não tem nenhum conhecimento técnico. Entres estes equipamentos está o “Celestron Fistscope 76 IYA2009”, que apesar dos seus 30cm, ele é um ótimo telescópio para se começar fazer observações astronomicas. Ele pode ser econtrado lá fora por cerca de $49, mas aqui no Brasil o preço medio é R$ 250, graças a toneladas de impostos. (Bem que poderia ter um incentivo fiscal para essa nobre causa, pelo menos neste ano, mas enfim.)

É isso pessoal! Segue abaixo o vídeo ofical do IYA 2009.