Persépolis: a graphic novel e o filme


Uma coisa é ficar sabendo de um fato pelos livros de história ou até mesmo jornais e outra experiência completamente diferente é ouvir as mesmas coisas de alguém que participou/viveu o fato. E é isso que torna Persépolis uma graphic novel (ou uma narrativa ou romance gráfico se preferir) tão interessante.

Esta autobiografia começa na infância de Marjane Satrapi, uma iraniana de classe alta que fazia parte de uma família de esquerdistas, que com os olhos de criança nos conta como foi a revolução islâmica no Irã, a adaptação ao novo regime, suas dúvidas, seus conflitos e as incoerências do regime.

Apesar de ser um tema denso, a narrativa se desenrola suavemente e a ingenuidade e franqueza da Marjane acrescentam um humor gracioso à história que termina em sua maioridade, logo após uma adolescência conturbada na Áustria.

Persépolis foi lançado no Brasil pela “Editora Companhia das Letras”, possui 352 páginas e custa cerca de R$ 39.







O Filme

A versão cinematográfica desta Graphic Novel estreou no Festival de Cannes de 2007, foi muito bem recebida e ganhou vários prêmios, chegou até a concorrer ao Oscar em 2008 na categoria melhor filme de animação.

O estilo dos quadrinhos foi mantido, a animação ficou linda: muito fluída e leve. Nesta parte gráfica a adaptação ficou excelente, mas a história acabou se perdendo, como era de se imaginar, ela ficou mais superficial, principalmente quanto ao plano de fundo das “aventuras” de Marjane, algo que é muito importante para se entender a historia como um todo.

Recomendo o filme como um complemento à experiencia do livro, logico que se você apenas assistir o filme poderá achar interessante, mas ele não apresenta a profundidade da obra original.

Infelizmente não achei o filme no Brasil, mas ele pode ser encontrado na net facilmente. Segue abaixo o trailer oficial do filme legendado em inglês (não achei o trailer com legendas em português).